sábado, 2 de fevereiro de 2008

Gia Carangi


Gia Carangi nasceu em janeiro de 1960, na Philadelphia, Pennsylvania - USA. Seguiu para New York com 18 anos para seguir a carreira de modelo. Seu belo rosto e sua personalidade efervescente a consagrariam como uma das mulheres mais lindas do mundo na década de 70 e inicio da década de 80.

Quebrando vários tabus, Gia foi a primeira modelo a desfilar com roupas de homem e assumir públicamente que era lésbica. Por essas e outras transformou-se num mito. Seu primeiro grande trabalho foi em 1 de abril de 1979 quando pela primeira vez, foi capa da revista Vogue Paris.

À sua namorada Sandy Linter, dedicou uma de suas célebres frases: "Nenhuma mulher é verdadeiramente mulher se não for loira".

Sua personalidade era descrita como linda e selvagem, seu estilo de vida e caráter abalavam a todos conservadores na época. Tinha tudo: cachês altíssimos, glamour, dinheiro, festas e o amor de sua namorada mas infelizmente no auge de sua carreira, Gia Carangi tornou-se víciada em heroína e cocaína.

Em 1981 Gia internou-se pela primeira vez para um programa de 21 dias, para acabar com o vício. Após varias recaídas e internações, Gia Carangi consegue se manter livre do abuso de drogas durante três meses. Gia volta com seu vício e chega a se prostituir, sendo violentada em várias ocasiões, até ocorrer uma crise de pneumonia e é internada em um hospital em Norristown, Pennyslvania. A AIDS foi identificada em seu sistema vital, e Gia vive então seu pior momento. Sem dinheiro para custear a sua internação e o seu tratamento, Gia Carangi teve que se declarar indigente para conseguir ajuda médica. A doença a mutilou a ponto de que os músculos se desgrudaram do corpo. Em 18 de novembro 1986, aos 26 anos, Gia Carangi entrou para uma parte triste da história como a primeira mulher famosa a morrer de AIDS.

No final de sua vida, Gia Carangi queria que sua história fosse contada para que outras pessoas tivessem a oportunidade de aprender com sua tragédia.

A vida de Gia transformou-se em livro, em filme protagonizada por Angelina Jolie em Gia, o qual lhe rendeu o prêmio de melhor atriz daquele ano no Globo de Ouro. Existe também um documentário sobre sua vida, Gia: The True Story, que pode ser visto no canal E! Entertainment Television.

2 comentários:

Márcio Richardson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcio Richardson disse...

Gostei muito do filme!