quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O Big Brother Brasil 9 já tem o seu favorito (e o meu também).


Tenho acompanhado o BBB desde sua primeira edição e sempre tive meus favoritos embora nem sempre eles tenham levado a melhor. Mas, como tem acontecido nas duas últimas edições do programa, um participante tem se destacado pelo carisma, destreza, simpatia e inteligência. Nessa edição atribuo esse e outros elogios ao participante mais conhecido por Max.

Se existe alguma formúla exata para ganhar o programa (jogo)? Acredito que não. O fator sorte e carisma (esse, principal ator no quesito público) seguem, na minha opinião, sendo de forte impacto para construção de um vencedor.

Sorte? Sim, sorte. Ser chamado ao criterioso processo de seleção do programa, é sobretudo uma questão de sorte. Ser chamado para integrar o programa, mais ainda. A competência do participante está em saber cativar o público e a produção do programa. Nesse âmbito entra o fator carisma. É preciso "encantar" as pessoas da produção da Globo. E imagino que, não deve ser a tarefa mais fácil. Chegando no programa, acreditem, ser VOCÊ mesmo é o que conta. O telespectador não é burro e sabe detectar até que ponto as sutilezas da personalidade dos participantes é sincera ou não. Se vale tudo pelo jogo? Vale até onde o jogador tiver disposto a ir.

Por mais que ainda exista preconceito, sou a favor desse tipo de reallity. Fútil? Talvez... mas a vida também é feita de futilidades, afinal, ninguém fica o dia inteiro lendo enciclopédia. É um programa para ser encarado de forma séria (estudo do comportamento humano), ou não (é para entreter). E vice-versa.

Ainda consigo vislumbrar vida longa para esse tipo de programa. Talvez alguns considerem a fórmula batida, mas indiferente a isso, teremos sempre o fator surpresa. Os personagens podem até se repetir (a bonitona, o inteligente e por aí vai) mas a história nunca é a mesma.

O programa estimula uma das sensações mais antigas que o homem poder ter: a curiosidade. Desde mais a tenra idade, nós estamos sempre querendo descobrir as coisas, saber o porquê de tudo. Ao longo da vida só vamos aprimorando esse desejo e ele nunca nos abandona. Sem a curiosidade o homem não teria descoberto o fogo, novas terras... não teria descorberto a si mesmo e, por fim, nunca teriamos evoluido, estariamos até hoje estagnados.

O participante Max tem tudo o que o público (isso me inclui) gosta de ver. Atributos não lhe faltam. Dizer que o prêmio já é dele seria muita pretensão e desrepeito com os outros participantes. O BBB é um programa feito por pessoas, com pessoas e para pessoas, e por isso mesmo, sempre diferente.

Agora, cá entre nós, depois de tudo isso que você leu, você não ficou com vontade de expiar (plagiando Bial)?

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu não assisti nenhum dia do BBB9

Anne Elisabeth disse...

eu assisto todos. E acho muito interessante realmente avaliar os comportamentos.

Albert Elliot disse...

Tooodos os dias.